quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Coordenadoria Regional de Defesa Civil é ativada na SDR Blumenau

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, César Botelho e o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, se reuniram na tarde desta quarta-feira (25), em Blumenau, para a ativação da coordenadoria regional de Defesa Civil. Durante a reunião foi apresentado o coordenador regional, o 1º Sargento BM Sandro Roberto de Carvalho, bombeiro militar há 25 anos e pós-graduado em Direito. A previsão é que os trabalhos da Coordenadoria Regional de Defesa Civil iniciem logo após a capacitação que ocorrerá em Florianópolis até o dia 5 de fevereiro.

Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. No primeiro momento, 13 estão sendo ativadas, as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuarão em todas as fases de defesa civil. “Eles desempenharão uma função que vai além da resposta aos desastres. Queremos uma atuação efetiva na prevenção e preparação dos municípios e suas comunidades, com a elaboração de mapeamentos de risco e planos de contingência, por exemplo; além de promover a cultura de prevenção de desastres nessas regiões”, frisou o secretário Althoff.

Capacitação
A Secretaria de Estado da Defesa Civil prepara uma capacitação de 120 horas. Os ministrantes serão técnicos da própria secretaria e convidados. Serão seis módulos, sendo que o primeiro terá início no dia 30 de janeiro e tratará da estrutura de defesa civil. Entre os temas, estão: histórico da Defesa Civil no Estado, no país e no mundo; Normas Internacionais e Política Nacional de Defesa Civil; Sistema Nacional e Estadual; princípios e características básicas do Sistema de Comando em Operação (SCO); comunicação institucional; plano de ação para estiagem; entre outros. O primeiro módulo segue até o dia 5 de fevereiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário